“Os periquitos precisam regularmente de uma certa quantidade de grit para os ajudar na digestão dos alimentos que consomem. Eles descascam as sementes com o bico, mas não possuem qualquer outra forma de moerem o miolo das mesmas. As sementes passam através do papo, o qual funciona como um órgão de armazenamento, para a moela, um órgão muscular com uma parede espessa. Os grãos de grit servem para macerar os alimentos na moela, partindo-os em pequenas partículas sobre as quais vão actuar os enzimas digestivos.”

In “Novo Guia dos Periquitos”, Editorial Presença

Quando me iniciei na criação de periquitos, este era um componente que desconhecia por completo, até visitar os aviários de um amigo meu. A partir desse momento comecei a fornecer grit às minhas aves e, em alguns casos, reparei que algumas fêmeas começaram a pôr um ovo a mais do que haviam posto até então uma vez que o grit também é uma fonte de cálcio. Agora disponibilizo sempre grit às minhas aves.

Se pretende comprar grit para dar às suas aves, prefira aquele que possui carvão vegetal na sua composição. Forneça com alguma moderação.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website

Follow Me:
PinterestGoogle Plus