Eis a forma mais rápida, ecológica e económica de construir uma gaiola tipo voadeira para crias ou mesmo para criação.

Para tal basta arranjar um frigorífico que não funcione (que se pode encontrar aos montes em casas que consertem electrodomésticos). Retira-se o motor e as portas, assim como todas as portas e divisões interiores.

Seguidamente, corta-se a rede à medida, fazem-se os furos para colocar os rebites e ao rebitar colocam-se anilhas de forma a apanhar a rede.

Vista geral gaiola frigorífico

Vista geral gaiola frigorífico

No caso deste frigorífico da imagem, as portas foram feitas através de cortes rectangulares na rede e posterior colocação de molas de forma a fechar o buraco aberto de forma segura e rápida.

E pronto! Já temos gaiola que, neste caso tem 130x53x60 apenas com 2m de rede e alguns rebites. No total o projecto fica por 15€!

Pormenor dos rebites da gaiola frigorífico

Pormenor dos rebites da gaiola frigorífico

No caso de não ter rebites basta pregar alguns pregos e dobrá-los, de forma a ficarem dobrados sobre a rede para que a segurem e não haja necessidade de colocar anilhas.

No caso das portas, se não tivermos molas, ou mesmo até se quisermos colocar comedouros normais do lado de fora podemos optar por não abrir as portas na rede que fixámos. Para tal basta utilizar uma frente de gaiola normal e atá-la com arame à rede.

Aqui fica uma foto do meu novo banco de gaiolas-frigorífico que vou utilizar para criação durante o ano de 2004:

Banco de duas gaiolas frigorífico

Banco de duas gaiolas frigorífico

Como se pode observar, vou testar a criação com 2 casais em cada gaiola. Na de cima temos 2 casais de Australianos e na de baixo 2 casais de Ingleses. É também possível observar os diferentes ninhos utilizados. No caso dos australianos utilizo os normais ninhos de madeira que se encontram à venda em qualquer casa de animais. Para os Ingleses utilizo ninhos de madeira para Agapornis.

Nesta foto a gaiola dos Ingleses apenas tem um ninho porque estas aves foram adquiridas à muito pouco tempo, são jovens e ainda não estão encasaladas, pelo que apenas coloquei um ninho para saber qual deles se encasala com qual e que casal mostra interesse em criar mais cedo.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website

Follow Me:
PinterestGoogle Plus