Tal como vos mostrei anteriormente o início da postura do meu casal de mandarins, tenho hoje mais algumas informações para partilhar.

Neste momento terminou a postura de ovos, com a estonteante quantidade de 13 ovos!

É verdade, esta fêmea é uma verdadeira máquina de fazer ovos.

Mas 13 ovos não significam necessariamente 13 mandarins novos, pois nem todos estão galados, ou seja, nem todos são férteis ou têm um mandarim lá dentro.

Postura de 13 ovos do casal de mandarins

Postura de 13 ovos do casal de mandarins

Vamos ver como podemos saber quais os ovos que estão galados e os que não estão. É muito simples, apenas precisam de uma pequena lanterna e aproximar o ovo à luz dessa lanterna. Se o ovo estiver galado conseguem ver pequenas formas dentro do ovo, o mais comum é conseguirem ver pequeninas veias espalhadas pelo ovo. Se estiverem num ambiente escuro conseguem ver melhor o estado do ovo.

Ovo fértil/galado do casal de mandarins

Ovo fértil/galado do casal de mandarins

Como nem todos os ovos estão férteis/galados, aqui fica uma imagem ilustrativa disso mesmo. Nesta imagem não conseguimos ver absolutamente nada dentro do ovo, a não ser uma mancha amarela/laranja em todo o ovo:

Ovo infértil/não galado do casal de mandarins

Ovo infértil/não galado do casal de mandarins

Como podem ver é muito fácil distinguirmos um ovo fértil de um ovo infértil, ou se preferirem, um ovo galado de um ovo não galado. Se o ovo estiver completamente opaco, ou seja, se não conseguirem ver luz no interior do ovo, é porque está galado e já tem um mandarim desenvolvido lá dentro. Para poderem verificar estas diferenças devem aguardar pelo menos duas semanas após a postura dos ovos, pois não é logo visível se o ovo está ou não galado. Durante estas duas semanas o casal de mandarins vai chocar os ovos, mantendo a temperatura certa e rodando os ovos de posição, revelando-se com o tempo os ovos que estão galados e os que não estão.

Desta postura de 13 ovos do meu casal de mandarins, houve um que se partiu dentro do ninho. Mas dos 12 que ficaram, 6 deles estão galados!

6 ovos férteis/galados do casal de mandarins

6 ovos férteis/galados do casal de mandarins

Os restantes 6 que não estão galados foram retirados do ninho, pois já não vão dar em nada:

6 ovos inférteis/não galados do casal de mandarins

6 ovos inférteis/não galados do casal de mandarins

Já não deve faltar muito tempo até que nasça o primeiro mandarim, por isso fiquem atentos a futuros desenvolvimentos 😉

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus