Como já tinha dito no primeiro artigo do blog, dos dois casais de mandarins, apenas fiquei com um.

Pouco tempo depois de ter dado o segundo casal, o Tiago, ao substituir os poleiros de plástico que vinham com a gaiola por poleiros de madeira que fez com ramos de oliveira, esqueceu-se da porta aberta, e quando foi ver como estavam os seus pássaros a dar-se com os novos poleiros é que se apercebeu… mas já era tarde! 🙂

Assim, e uma vez que já tinha comprado uma gaiola nova e tudo, foi comigo a uma loja de animais para comprar um novo casal.

Entretanto, o meu casal de mandarins ia ficando cada vez mais à vontade na sua nova casa, e começava a dar sinais de que se estavam a “entender”. 😉

Casal de mandarins a comer juntos

Casal de mandarins a comer juntos

Não faltou muito para começarem a construir o ninho:

Mandarim macho a construir o ninho

Mandarim macho a construir o ninho

Para minha surpresa, o casal que o Tiago tinha comprado já depois do meu casal ter começado a “entender-se”, não perdeu tempo, tendo utilizado o ninho que já tinha sido preparado pelo casal que fugiu para começar a postura, tendo assim dado inicio à postura ainda antes dos meus, que já estavam cá em casa à mais tempo…

Poucos dias depois, o casal aqui de casa brindou-me também com o seu primeiro ovo! Seguiram-se mais 4 ovinhos.

5 ovos de mandarim

5 ovos de mandarim

O choco correu de forma normal, com o macho a ajudar a fêmea, enquanto esta chocava os ovos, ele ficava fora do ninho, apenas indo dar uma ajuda no choco quando a fêmea saía para comer.

13 dias depois, nasceu a primeira cria! 🙂 Infelizmente, ao quarto dia, uma das 4 crias estava morta no ninho, e o quinto ovo nunca chegou a eclodir.

Assim, 18 dias depois da primeira cria ter nascido, tinha 3 crias de mandarim a voar! 🙂

Casal de mandarins com as suas 3 crias

Casal de mandarins com as suas 3 crias

3 Semanas depois de ter tirado a foto anterior, as jovens crias começaram a muda da pena, já dando nesta altura para conhecer perfeitamente o sexo – um macho e duas fêmeas.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus