Os mandarins são bastante exigentes no que diz respeito à higiene, pois é fundamental para uma vida saudável das aves. Convém ter sempre a gaiola o mais limpa possível. A comida e a água dos bebedouros devem ser trocados, o papel do fundo das gaiolas deve ser retirado diariamente e a limpeza geral das gaiolas e poleiros deve ser feita regularmente. Devem também colocar uma banheira na gaiola sempre com água limpa para poderem tomar banho.

Os mandarins são autênticos loucos quando se trata de banho, chegando mesmo a estarem vários ao mesmo tempo dentro da banheira. O banho é muito importante para eles, pois é desta forma que conseguem manter as suas penas limpas de parasitas.

No caso do meu casal de mandarins, a primeira vez que coloquei a banheira estavam um pouco desconfiados do que seria, e talvez também estivessem pouco à vontade com a câmera de vídeo  presa na gaiola 😉

Deixo-vos com um vídeo do primeiro banho (que gravei) dos meus mandarins. Estavam muito hesitantes, primeiro empoleirados na borda da banheira a provar a água com o bico, mas aos 1:30 minutos lá mergulhou a fêmea para começar o banho 🙂 A água devia estar tão boa que aos 6 minutos saltaram os dois para a banheira e foi a loucura… os malandros 🙂

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus