Apesar de Fevereiro ser um mês bastante frio, é altura de começar as sementeiras com a ajuda de estufins.

Semeia-se em cama quente: cenoura, aipo, cebolinho, couve-temporã, couve-flor, pepino, alface, melão, nabo, berigela, alho-porro, rabnete, tomateiro, manjerico.

No caso de não ter possibilidades para ter estufins, pode utilizar recipientes, como garrafões de plástico cortados ao meio e colocados por cima das plantas, principalmente no caso dos tomateiros, aipo e manjerico.

Estufins abertos

Estufins abertos

Ao ar livre semeia-se, mais para o final do mês, fava, ervilha,alho, cebola, etc.

Em Fevereiro é normal ocorrerem alguns dias amenos, que muitas vezes nos fazem pensar que a Primavera já começa a dar o ar da sua graça, no entanto, ainda falta mais de um mês para o inicio da primavera, e esses períodos também são frequentemente seguidos de dias que marcam o regresso do frio.

É assim normal que nos precipitemos com plantações precoces, que nem sempre têm sucesso, fruto das flutuações bruscas de temperatura que as sementes ou os jovens rebentos sofrem por essas alturas.

É altura de colher cenoura, couve crespa, couve de bruxelas, espinafre, erva-benta, dente-de-leão, alho-porro, etc.

É altura para plantar e podar as árvores.

Estufa com alfaces

Uma estufa ajuda a proteger as plantas, podendo plantar-se mais cedo

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus