À uns dias reparei que as folhas do meu bonsai Ulmeiro Chinês estavam a cair quase todas. Se não tivesse investigado informações acerca do Ulmeiro Chinês ficava preocupado, mas não. Este é um bonsai de folha semi-caduca, ou seja as folhas estão sempre a cair podendo por vezes ficar sem qualquer folha. Aproveitando esta queda maciça de folhas aproveitei para efectuar a segunda poda de manutenção do Ulmeiro Chinês.

Além de cortar alguns ramos com os 4 pares de folhas novas, aproveitei para fazer uma “limpeza” aos ramos pequeninos que se iam amontoando no topo do bonsai. É certo que ficou mais despido, mas estes cortes vão permitir uma brotação com mais força de novos ramos e folhas.

Para ilustrar o trabalho efectuado e os resultados aqui ficam algumas fotos 3 dias após esta segunda poda de manutenção.

A meu ver este bonsai está a evoluir bastante bem, o que é imensamente gratificante principalmente para um bonsaista iniciante como eu, ou não fosse este o meu primeiro bonsai.

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus