Já à algum tempo que tenho vindo a prometer novidades das sementes que plantei de algumas árvores de fruto que semeei  à quase 1 ano, com a finalidade de as transformar em bonsais. É certamente um processo muito demorado, pois passamos pela etapa de germinação das sementes para bonsai no frio, o transplante para um vaso temporário onde permanece durante cerca de 2 anos em pré-bonsai.

É conveniente deixar crescer bem as árvores pré-bonsais, pois queremos que desenvolvam raízes fortes para que futuramente as possamos colocar nos devidos vasos bonsai e para que essas mesmas raízes já fortalecidas consigam alimentar a árvore, agora já no estado conhecido por bonsai.

Passado cerca de 1 ano já tenho a minha árvore de damasqueiro bem grande e bonita que até já apetece colocar num vaso bonsai, mas ainda vou esperar mais 1 ano para passar para essa etapa.

Com o nome científico de Prunus armeniaca, é originário da China, sendo da família das rosáceas. É uma pequena árvore de folha caduca, que pode atingir 4-10 m de altura, tem as folhas ovadas serradas e com pecíolo vermelho. Gosta muito de Sol directo. O fruto que dá (o damasco), é de forma esférica ou oval de cor amarelo-alaranjado que pode ser colhido entre Junho e Julho (final da Primavera – principio do Verão).

Para já fiquem com algumas fotos do estado actual do meu pré-bonsai damasqueiro 😉

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus