Depois de ter adquirido o meu Kit Manutenção Bonsai decidi então efectuar a minha primeira poda de manutenção ao meu Ulmeiro Chinês.

Como o meu Ulmeiro Chinês já estava composto com bastantes ramos e folhas novas era a altura certa para uma pequena intervenção da tesoura do meu kit.

Dos ramos com folhas novas cortei os dois últimos pares de folhas onde tivesse pelo menos quatro pares de folhas novas. Desta forma permite-se que os ramos engrossem mais e, em caso de copas muito densas, aliviar a quantidade de folhas. Também cortei alguns ramos sem este critério, tendo como critério apenas a estética do bonsai.

Aqui ficam algumas fotos desta primeira poda de manutenção do Ulmeiro Chinês:

Ao início parecia uma operação complicada, mas corte atrás de corte revelou-se bastante simples, tendo sempre o cuidado de ver o que estava a cortar para que não cortasse algum ramo que deveria ficar. Devo dizer que o bonsai se encontra muito bem e passados alguns dias da poda começaram a nascer novos ramos e folhas, prevendo-se mais uma pequena poda de manutenção daqui a uns tempos.

Qualquer dúvida ou sugestão deixem no final da página.

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus