Já passou quase um ano desde que vos mostrei o meu novo bonsai Ficus Retusa, agora com quase 7 anos, que comprei após a morte do meu bonsai Ulmeiro Chinês.

Já à algumas semanas que notei em alguns ramos deste meu Ficus Retusa que estavam secos, e uma vez que estão secos posso removê-los por completo.

Pois bem, hoje chegou o dia de efectuar essa poda, se é que se pode chamar poda, pois estou-me a limitar a remover partes secas.

Bonsai Ficus Retusa em 2012

Bonsai Ficus Retusa em 2012

Para começar fui então buscar a minha tesoura de poda de bonsai e mãos à obra. Para terem uma ideia dos ramos que podei aqui fica uma foto antes da poda. Basicamente são aqueles ramos sem qualquer folhas.

Bonsai Ficus Retusa antes da poda

Bonsai Ficus Retusa antes da poda

Já de tesoura na mão, é hora de eliminar todos aqueles ramos já secos ficando apenas algumas pontas onde ainda existem hipóteses de brotarem novas folhas e/ou ramos. Aqui está a tesoura em acção:

a podar o Bonsai Ficus Retusa

a podar o Bonsai Ficus Retusa

Depois de podar todos os ramos que me pareceram necessários remover o bonsai ficou bem mais limpo e com um aspecto melhor, mais elegante, tal como comprovam as seguintes fotos.

Bonsai Ficus Retusa após a poda

Bonsai Ficus Retusa após a poda

Bonsai Ficus Retusa após a poda

Bonsai Ficus Retusa após a poda

Depois de arranjadinho aproveitei para efectuar uma rega e aplicar também um pouco de adubo líquido para bonsai, pois já estava na hora de o fazer. Espero que com este pequeno desbaste venham a surgir novas folhas, pois como podem reparar está com menos folhagem do que à um ano atrás, como podem ver na primeira foto. Mas como este é um bonsai extremamente resistente, vai pelo menos manter as folhas que tem neste momento.

Poderá também gostar de:


Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus

  •  
  •  
  •  
  •  
  • 110
  •  
  •