Já à algum tempo que os Bonsai me fascinam pelo facto de parecerem algo surreal e de como se consegue moldar aquelas formas mágicas e acomodar uma árvore dentro daqueles vasos especiais. Sempre disse para mim mesmo que um dia iria ter um bonsai para viver essa experiência na primeira pessoa.

Comecei entretanto a pesquisar informação de bonsais sobre a sua manutenção (podas, regas, transplantes, doenças, pragas, etc.) e decidi comprar um quando tivesse oportunidade. No início de Março passei numa superfície comercial onde tinham uma bancada com bonsais a 5 euros cada. Devo dizer que os bonsais não estavam nas melhores condições, tinham todos a terra seca, alguns já tinham as folhas um pouco murchas e dois ou três estavam mesmo fora dos vasos! Decidi trazer um Ulmeiro Chinês com aproximadamente 6 anos que me parecia estar em melhores condições que os outros, “se correr mal não se perde muito”, pensei.

O Ulmeiro Chinês após a compra

O Ulmeiro Chinês após a compra

Segundo a informação que li, um dos melhores bonsais para um principiante é o Ulmeiro Chinês, pois dá-se bem no interior e exterior resistindo bem a altas e baixas temperaturas sendo de crescimento rápido. Também é fácil de moldar e não é muito propício a pragas.

Já sabia que este bonsai era de crescimento rápido, no entanto na última semana de Março já se podiam observar várias ramagens novas a brotar, o que me deixou bastante contente.

Novas ramagens a brotar

Novas ramagens a brotar

Mas fiquei bem mais espantado com o seu crescimento rápido, pois a 10 de Abril já tinha ramagens novas com cerca de 5cm! Ora comparem lá esta foto com a anterior!

Ramagens novas já com 5cm

Ramagens novas já com 5cm

Por este andar parece-me que estou a cuidar bem do bonsai, mas vamos ver como correm os próximos tempos, pois o bonsai requer cuidados todos os dias para nos certificarmos de que está saudável e livre de pragas.

Aqui fica um aspecto geral do bonsai passados 1 mês e 10 dias desde a compra.

Ulmeiro Chinês com 1 mês e 10 dias

Ulmeiro Chinês com 1 mês e 10 dias

Os bonsais são uma excelente forma de termos um pouco de natureza nos apartamentos onde geralmente não existem quintais/jardins. Para quem agora começou estou muito satisfeito com esta experiência diferente, e principalmente pelo bom tratamento que tenho conseguido dar ao bonsai.

Não percam futuros desenvolvimentos do meu bonsai, pois está constantemente a evoluir.

Se tiverem dúvidas ou dicas deixem um comentário no final da página e partilhem com os vossos amigos!

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus