À sensivelmente 2 meses dei-vos a conhecer um método de germinar sementes de maçã. Pois bem, as sementes que germinei já se encontram bem crescidas agora com cerca de 10cm de altura (as maiores) e com bastantes folhas. Desde o início da germinação das sementes de maçã até agora decorreram 3 meses e estão-se a aguentar bastante bem. Como tenho um bonsai aproveitei terra de bonsai assim como alguns nutrientes para bonsai, o que até ver parece estar a resultar muito bem, pois as macieiras têm sempre um aspecto muito viçoso.

 Para quem tiver a paciência de germinar sementes, deixar crescer as árvores/plantas, é possível criar um bonsai inteiramente caseiro, que é o meu objectivo para pelo menos duas macieiras destas (um de maçã vermelha e outro de maçã amarela). Por enquanto é regar, tratar e deixar crescer mais uns tempos até ter porte suficiente para a transformação em bonsai.

Na mesma altura do início da germinação das sementes de maçã coloquei também a germinar 4 caroços de damasqueiro (sou doido por damascos 😉 ). Dos 4 caroços parti 3 (como se fosse uma amêndoa). Tal como as macieiras, estiveram a germinar mas durante 3 meses. Confesso que durante uns tempos até me esqueci de verificar a germinação. Quando verifiquei a germinação pela última vez, qual não foi o meu espanto, pois tinha 3 sementes já com uma germinação enorme (o caroço que não parti não deu nada, por isso para sementes deste tipo partam o caroço, pelo menos torna a germinação mais rápida e fiável).
Com a excitação até me esqueci de tirar umas fotos para vos mostrar 🙁 ,mas ficam aqui algumas fotos recentes já com os 3 damasqueiros (à uma semana na terra) com folhas e a crescerem.

 

Poderá gostar também de:


Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •