Com a crise a apertar há que encontrar soluções para poupar por pouco que seja. Uma das coisas que podemos fazer, mesmo morando num apartamento, é ter a nossa própria horta. Foi isso mesmo que decidi: fazer horta no meu apartamento!

À dias em conversa com um colega, disse-me que tinha uma mini estufa que nunca chegou a utilizar e emprestou-me para vermos como resultaria. Esta mini estufa é ideal para ter no apartamento para plantar sementes. Tem uma tampa em plástico transparente para que as plantas recebam boa luz e um respiradouro no topo da tampa, porque as plantas também respiram. Aqui está uma foto da mesma:

A mini estufa

A mini estufa

Para começar vou plantar apenas alface, coentros, salsa, hortelã e manjerona, pois são de raízes curtas, já que a mini estufa não é muito funda.
Para semear precisamos de terra fertilizada. Como tinha aqui um vaso sem flores já à mais de 6 meses decidi usar essa terra, mas para dar uma ajuda extra à fertilização da terra tinha guardado cinza da minha lareira. Lembrei-me que os meus pais costumam usar cinza nas hortas lá em casa como fertilizante e é muito bom.

Aqui temos a terra no vaso entretanto já mexida e borrifada com um pouco de água para arejar e retirar algumas raízes e paus.

Vaso com a terra para a mini estufa

Vaso com a terra para a mini estufa

Depois disto coloquei terra na mini estufa para encher quase até cima e de seguida adicionei a cinza (um fertilizante caseiro).

A terra já na mini estufa e o saco com a cinza

A terra já na mini estufa e o saco com a cinza

A cinza na terra para ser misturada

A cinza na terra para ser misturada

Misturei a cinza com a terra até ficar bem homogénea (para ficar bem espalhada pela terra toda).

A cinza já bem misturada com a terra

A cinza já bem misturada com a terra

 

Para poder identificar facilmente o que irá depois nascer, nada como colocar umas bandeirinhas com o nome de cada plantação que irão ser colocadas no sítio de cada uma.

Bandeirinhas para identificar as plantas

Bandeirinhas para identificar as plantas

 

O próximo passo é colocar as sementes na mini estufa. Defini uma pequena área para cada conjunto de sementes. Na foto não é bem visível essa separação pois há sementes muito pequenas e de cor idêntica à terra, mas estão divididas em 5 secções. Inicialmente as sementes são colocadas por cima da terra sem fazer covas para as enterrar.

As sementes agrupadas na terra

As sementes agrupadas na terra

 

Depois de colocadas as sementes tapei-as com uma camada fina de terra, mas sem acalcar muito a terra. Desta forma ficam com espaço para respirar. Nesta fase inicial deve fazer-se uma boa rega para que a terra fique bem húmida, mas sem excessos. Para evitar fazer estragos na terra e deslocar as sementes do sítio usei um borrifador para regar, pois assim a terra vai absorvendo a água lentamente e as sementes ficam no sítio.
Aqui já tenho as sementes tapadas, regadas e com uma bandeirinha no sítio de cada secção das sementes.

As sementes já tapadas e a indicação das sementes com as bandeirinhas

As sementes já tapadas e a indicação das sementes com as bandeirinhas

 

Finalmente coloquei a tampa transparente e deixei o respiradouro no topo aberto para permitir a respiração.

A mini estufa pronta para fazer germinar as sementes

A mini estufa pronta para fazer germinar as sementes

 

Nesta fase inicial convém regar 3 vezes por dia até que a semente germine. Depois de já termos as sementes a aparecer na terra basta uma rega diária preferencialmente pela manhã. É natural que possam aparecer plantas invasoras, estas devem ser removidas para não prejudicarem o crescimento das nossas sementes. Temos de ficar também atentos a pragas/insectos, pois são uma realidade e podem arruinar o nosso cultivo!
Agora é só colocar a mini estufa numa varanda ou janela onde receba sol em abundância, de preferência logo pela manhã, e esperar que nasça alguma coisa. Vou colocar na varanda da cozinha, pois é o sítio ideal.

Actualização: vejam a horta aqui a crescer.

Se tiver questões, dúvidas ou sugestões deixe um comentário no final da página e partilhe com os seus amigos.

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus