A fruta é indispensável para mantermos uma alimentação equilibrada e saudável. Devemos comer sempre uma peça de fruta à refeição, pois a fruta é uma fonte muito rica de vitaminas.

É precisamente o que eu faço, pois muito raramente não como fruta à refeição. À dias, em casa dos meus pais, descobri uma variedade de pêssegos deliciosa.

A minha mãe sabe que sou fanático por pêssegos, e então disse-me: “tenho ali uns pêssegos muito bons para provares!”. À primeira vista pensei que não fossem nada de especial, pois eram pequenos, achatados e sem grande impacto visual.

Mas tudo mudou assim que provei os tais pêssegos. Não são muito grandes mas são muito carnudos e bastante doces, tendo um caroço muito pequeno. Vim depois a saber que a variedade destes pêssegos é: pêssego paraguayo.

Como podem comprovar pelas imagens, não se pode dizer que é um pêssego muito apelativo, mas quando o provarem vão ver que mudam rapidamente de ideias 😉

Pêssego Paraguayo

Pêssego Paraguayo

Pêssego Paraguayo

Pêssego Paraguayo

Depois de provar estes pêssegos paraguayos fiquei completamente rendido. Foi então que me lembrei: vou colocar a germinar umas sementes destes pêssegos!

Tal como já tinha feito com as sementes de maçã e com as sementes de damasco, resolvi tentar agora também com sementes de pêssego.

Tal como os damascos, também se tem de partir o caroço do pêssego para retirarmos a semente do pêssego de dentro do caroço. As etapas para uma germinação com sucesso são as do costume, que passo a indicar mais uma vez.

Passo 1

Devemos colocar as sementes num copo com água. As sementes que forem ao fundo são boas para germinar, as que que ficarem a flutuar não vamos usar. As sementes boas devem ficar dentro do copo com água durante 24 horas para incharem um pouco.

Passo 2

Passadas as 24 horas vamos colocar as sementes num recipiente com algodão ou papel de cozinha embebido em água e colocamos no frigorífico (ou na geladeira como dizem os nossos amigos brasileiros) onde ficam a repousar até comece a germinar.

Germinar sementes de pêssego paraguayo

Germinar sementes de pêssego paraguayo

Neste momento as minhas sementes estão à 2 dias no frigorífico, mas ainda não estão a germinar. Este é um processo que normalmente demora cerca de 2 semanas, por isso os próximos passos ficam para essa altura, onde vos vou mostrar as sementes de pêssego paraguayo já germinadas, se tudo correr bem 😉

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus