A minha última tentativa de germinar sementes de damasco não foi bem sucedida. Apesar uma semente ter germinado com sucesso, pouco tempo depois a árvore simplesmente secou.

Em Junho deste ano voltei a insistir na germinação de 3 sementes de damasco.

Tal como tinha feito da última vez, parti o caroço dos 3 damascos e retirei a semente que se encontra no interior.

Feito isto, iniciei o processo normal que costumo seguir para germinar as sementes.

Primeiro deixei as sementes 24h dentro de um copo com água para absorverem um pouco de água. Esta fase também é útil para verificarmos quais as sementes que vão ao fundo, pois só essas são boas para germinar.

Passadas as 24h, colocamos um pedaço de papel de cozinha embebido em água dentro de uma caixinha e colocamos então as sementes dentro da caixa em cima do papel (também podem usar um guardanapo ou algodão). Depois colocamos no frigorífico (para os amigos brasileiros, colocamos na geladeira) durante cerca de 2 semanas.

Passadas as duas semanas retirei a caixa do frigorifico e cá estão as 3 sementes de damasco germinadas e prontas a ir para a terra:

semente de damasco germinada

semente de damasco germinada

De seguida, com um vaso preparado com terra normal para flores, coloquei as 3 sementes de damasco na terra, a cerca de 5cm de profundidade, tapei sem fazer muita pressão, e reguei de seguida:

sementes de damasco plantadas

sementes de damasco plantadas

Passados 5 meses, apenas 2 das 3 sementes vingaram e estão a crescer bastante saudáveis. A maior está já com 50cm de altura e a outra com 40cm. Desta vez vou ter extremo cuidado com estes dois damasqueiros, uma vez que quero que se aguentem bem para um dia poder saborear o fruto delicioso que é o damasco. Sou louco por damascos 😉

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus