Muitas pessoas até podem pensar que para ter um bonsai não é necessário nada de especial, desde que se regue de vez em quando. Completamente errado, pois até a simples rega tem truques para que o bonsai esteja sempre na sua melhor forma.

Como costumo pesquisar bastante informação sobre bonsais fiquei a conhecer alguns truques e dicas já aplicadas no meu bonsai, que ainda não conhecia e vou aqui partilhar.

Localização

Um dos aspectos essenciais para um bonsai é local onde o vamos colocar. Na generalidade deve ser colocado ao ar livre, de acordo com as necessidades específicas de cada bonsai. O ideal será que seja colocado num ambiente aberto, por exemplo num jardim ou varanda, onde apanhe sol directo durante pelo menos 3 horas pela manhã, podendo ficar dentro de casa, num ambiente fechado, por períodos nunca superiores a 4 dias seguidos. Locais climatericamente artificiais são proibidos, nomeadamente com ar condicionado ou aquecedores, pois são muito prejudiciais ao bem estar do bonsai.
Existem bonsais de interior, exterior e de dupla localização, basta escolher o que melhor se adequa ao local que tem disponível para o bonsai.

Rega

Podendo parecer bastante simples, é precisamente na rega onde encontramos uma das maiores dificuldades na manutenção do bonsai, pois ao contrário de uma planta normal, o bonsai é cultivado em vasos pequenos e com pouca profundidade. A necessidade de água também varia de bonsai para bonsai. As regas devem ser efectuadas preferencialmente logo pela manhã ou ao final da tarde. A rega deve ser feita em toda a extensão do vaso para garantir que todas as raízes recebam a água de que necessitam. Ainda que possa fomentar o aparecimento de pragas, nos dias mais quentes pode-se borrifar os ramos e folhas do bonsai para ajudar a manter o nível de humidade.
Não regue em demasia o bonsai, deve-se deixar secar a terra à superfície entre regas, mesmo que isso implique regar só de 2 em 2 dias ou de 3 em 3 dias. Se a terra estiver sempre encharcada em água as raízes certamente irão apodrecer e o bonsai secar, e nunca colocar um pratinho por baixo do vaso do bonsai para acumular a água em excesso. Se o fizer as raízes irão apodrecer.
Se usar água canalizada, deve-se deixar a água a repousar no regador de um dia para o outro, pois desta forma a grande maioria do cloro presente na água evapora, de outra forma poderá prejudicar o bonsai.

Se tiver em conta estas dicas o bonsai agradece e ficará bem saudável. Brevemente irei colocar mais dicas sobre adubação e poda de manutenção. Vejam aqui o meu kit manutenção bonsai!

Comentários, sugestões e partilha de experiências são sempre bem vindos, e partilhe com os seus amigos!

Poderá também gostar de:


Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus

  • 10
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •