No seguimento da germinação e crescimento dos damasqueiros que vos dei a conhecer no artigo sobre como Germinar sementes de damasco, devo dizer que estes continuam bem de saúde.

Sendo uma árvore de folha caduca, quer dizer que nesta altura do ano não têm quaisquer folhas, apenas o tronco, podendo atingir entre 4 a 9 metros de altura.

Mas não se deixem enganar, pois pode parecer que secou, mas na realidade estão de perfeita saúde e seguindo o trajecto natural do ciclo das estações do ano.

As flores do damasqueiro são solitárias ou geminadas e podem ser brancas ou rosas, aparecendo no fim do Inverno principio da Primavera. A maioria das cultivares é auto-fertil, não necessitando de outras variedades para produzir.

Estes dois em princípio ainda não vão dar qualquer flor este ano, pois só após 3 anos começa a produzir frutos atingindo a plena produção por volta dos 6 a 7 anos. O damasqueiro tem uma vida produtiva de cerca de 30 a 40 anos, podendo viver por mais de 80 anos.

damasqueiros_inverno_01Como podem ver, os meus damasqueiros neste momento não têm folhas, estando a cumprir o seu ciclo biológico de acordo com a estação em que estamos, neste caso o Inverno.

Apenas vemos o tronco, mas como disse, de perfeita saúde 😉

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus