Durante uns tempos, mais concretamente durante o Inverno e o Outono, os meus damasqueiros estiveram completamente despidos de folhas, pois são árvores de folha caduca.

O meu último artigo foi precisamente a reportar essa fase, em que os damasqueiros não têm quaisquer folhas, são basicamente um “pau enterrado na terra”.

Nesta fase pode parecer que secaram por não mostrarem quaisquer sinais de vida. Depois do último artigo ainda cheguei a pensar que estariam realmente secos, mas houve um sinal que me fez ter esperança e pensar o contrário: uma bolha de seiva a sair de um dos nós do tronco.

Pois bem, esta seiva é extremamente pegajosa e viscosa, e serve basicamente para a árvore se curar e recompor de pequenos rasgões que possa vir a sofrer. E se mostrava sinais de vida é porque estava a cumprir o periodo normal sem folhas.

À dias reparei que finalmente estavam a brotar folhas novas nos dois damasqueiros, o que para mim foi uma bela surpresa e alegria. As folhas bem verdinhas são ainda muito pequeninas, mas com uma enorme força de vingarem.

Aqui estão as primeiras fotos tiradas a 18 de abril:

Passados 4 dias voltei a tirar mais umas fotos, e definitivamente as folhas estão cada vez a ficar mais verdinhas, bonitas e fortes!

Agora é só tratar bem destes damasqueiros para que possam vingar e um dia darem fruta tão boa e doce como do damasqueiro de onde vieram os caroços destes dois 😉

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus