Por viverem num apartamento podem pensar que não conseguem cultivar plantas no apartamento. Pois estão enganados. Tal como já vos tinha mostrado à uns tempos com a horta no apartamento, é cada vez mais comum vermos algumas ervas aromáticas plantadas nas varandas dos apartamentos que são depois usadas nos mais diversos cozinhados. Talvez as ervas aromáticas mais usuais sejam a salsa, coentros e manjericão. Hoje decidi reutilizar um vaso de flores, que estava vazio para semear salsa, coentros e manjericão. É um processo muito simples, tal como vou passar a mostrar.

Num vaso que tenham disponível coloquem terra para flores (podem encontrar esta terra em qualquer hipermercado, loja de flores, ou mesmo terra que recolham do campo) no vosso vaso. Neste caso, como vou colocar 4 tipos de sementes diferentes, optei por colocar uma pequena divisória em cartão de forma a criar um pequeno canteiro para cada tipo de sementes.

Vaso preparado para semear

Vaso preparado para semear

Aqui estão as sementes que vou semear: coentros, salsa de folha lisa, salsa comum e manjericão.

Ervas aromáticas para semear

Ervas aromáticas para semear

De seguida façam pequenos buracos na terra (por exemplo com o dedo) e coloquem as sementes em cada um. No caso dos coentros coloquei somente uma semente por buraco, já as restantes sementes coloquei até 5 sementes por buraco.

Salsa comum

Salsa comum

Salsa de folha lisa

Salsa de folha lisa

Coentros semeados

Coentros semeados

Aqui está o aspecto do vaso depois de semeadas todas as sementes nos 4 canteiros.

Canteiros com as especiarias semeadas

Canteiros com as especiarias semeadas

De seguida foi só tapar as sementes com um pouco de terra e regar generosamente. Agora é só colocar na varanda, de preferência onde não apanhar muito Sol directo, e aguardar que as sementes germinem para tornar os cozinhados ainda mais saborosos 😉 Aproveitem a ideia, pois é uma boa forma de poupar algum dinheiro que gastariam no hipermercado para comprar estas ervas aromáticas!

Poderá também gostar de:


Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus

  •  
  •  
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •