À uns tempos li em vários fóruns sobre bonsai e outros sobre jardim e campo, de um modo geral, acerca de germinação de sementes. Confesso que nunca pensei que fosse tão fácil germinar sementes como por exemplo de maçã.

Entretanto, e entusiasmado com esta nova experiência, decidi colocar algumas sementes de maçã amarela a germinar para tentar fazer um bonsai de macieira desde o início. Sei que é um processo muito lento, mas devagar se vai ao longe! Vou passar a explicar como fiz, segundo informações que recolhi de alguns fóruns.

Primeiro Passo

Convém certificar-mo-nos de que as sementes estão boas para a germinação. Para isso basta colocar as sementes dentro de um recipiente com água (no meu caso usei um copo de iogurte). Só as sementes que ficarem no fundo são boas para germinar, as que ficam a flutuar podem ser retiradas. As sementes que ficam no fundo vamos deixá-las deixamos do copo de iogurte com água durante cerca de 24 horas para que a semente comece a inchar.

Segundo Passo

Passadas as 24 horas de as sementes estarem de molho retiram-se de dentro de água. Para que o processo de germinação seja um pouco mais acelerado podemos fazer um pequeno golpe no “bico” da semente (por exemplo com uma tesoura), pois assim a semente vai crescer mais depressa. De seguida forramos o fundo de uma caixinha com um pouco de algodão ou papel de cozinha absorvente ensopado em água, colocamos as sementes em cima desta “plataforma” ensopada e colocamos dentro do frigorífico, durante cerca de 2 semanas. Podem ir verificando como está a decorrer a germinação, pois vai começar a aparecer uma pontinha branca a sair da semente, o que é bom sinal.

Terceiro Passo

Depois de passadas mais ou menos as 2 semanas já teremos as nossas sementes prontas para as passar para a terra. A parte que está a sair de dentro da semente é a raiz principal, e a parte que está ainda dentro da semente são as primeiras folhas da nossa macieira.

Sementes de maçã germinadas

Sementes de maçã germinadas

Sementes de maçã germinadas

Sementes de maçã germinadas

 

 

Quarto Passo

Agora já podemos passar as nossas sementes para a terra. Para começar usei um copo de iogurte para cada semente, que enchi um pouco mais de meio com terra de bonsai, borrifei a terra com água, coloquei a semente e depois tapei com mais cerca de 2cm de terra e voltei a borrifar a terra. Estas foram plantadas na terra a 17 de Junho de 2011.

Semente de maçã germinada na terra de bonsai

Semente de maçã germinada na terra de bonsai

 

Evolução

No dia seguinte já se podiam ver duas das sementes a romperem a terra em busca de Sol.

Sementes de maçã já a espreitar o Sol

Sementes de maçã já a espreitar o Sol

Sementes de maçã já a espreitar o Sol

Sementes de maçã já a espreitar o Sol

 

Ao terceiro dia as duas sementes anteriores já começam a fazer sombra na terra com as suas duas primeiras folhas já abertas!

Sementes de maçã já a tentarem ser Macieiras

Sementes de maçã já a tentarem ser Macieiras

As restantes sementes acabei por colocar todas juntas num recipiente maior, e aqui estão também a descobrir o Sol.

Sementes de maçã a crescer

Sementes de maçã a crescer

Este processo de germinação de sementes pode ser aplicado à grande maioria das sementes, se bem que algumas possam exigir outros cuidados para se conseguir ter germinações com sucesso. Actualmente estou já a tentar germinar sementes de maçã vermelha, e já estão também a dar os primeiros passos 😉

Como podem ver é bastante simples e que podem perfeitamente fazer aí em vossa casa!

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus