As joaninhas são insectos pertencentes à ordem dos Coleópteros e podem viver entre três a nove meses. São insectos muito curiosos, pois escondem atrás de tanta beleza e delicadeza, a sua verdadeira característica de predadora voraz.
As joaninhas alimentam-se de pulgões, bichos que sugam a seiva das plantas podendo causar sérios prejuízos na agricultura. Uma joaninha sozinha é capaz de se alimentar de 50 pulgões por dia e é por isso que as joaninhas são frequentemente utilizadas para realizar o controle biológico desta praga em áreas de cultivo agrícola, dispensando assim o uso de insecticidas químicos que podem ser tóxicos para o ambiente e para o homem, incentivando assim também a agricultura biológica.

Se por acaso encontrar este insecto no seu jardim ou horta é muito bom sinal no sentido em que os pulgões vão ser biologicamente exterminados e que não está a utilizar insecticidas tóxicos, pois as joaninhas são bastante sensíveis aos insecticidas. Por isso se tiver joaninhas não use insecticidas de qualquer espécie. Neste caso também é possível que essa joaninha já tenha uma colónia de ovos normalmente onde existem colónias de pulgões. Os ovos das joaninhas são amarelos ovais e minúsculos, geralmente em grupos entre 10 a 15 ovos. Estes demoram entre 2 a 5 dias para eclodir, sendo que depois de eclodirem as larvas se alimentam vorazmente de pulgões durante 2 a 3 semanas até ficarem adultas.

As joaninhas comem todo o tipo de insectos, mas além dos insectos precisam de uma grande fonte de pólen na sua alimentação. São atraídas por determinados tipo de plantas, mas principalmente pelas plantas que têm flores em forma de copinho como é o caso das túlipas e lírios. Este tipo de flores captam água e mantêm o ambiente fresco no seu interior, sítio de eleição que as joaninhas escolhem para fazer de suas casas durante o Verão.

Durante o Outono as joaninhas hibernam, podendo encontrarem-se em fendas, buracos e troncos velhos, especialmente onde tenham folhas para se abrigarem do frio durante o Inverno. Como costuma hibernar em conjunto é sempre um cenário bastante curioso.

As joaninhas também se sentem atraídas por outros tipos de plantas entre as quais se destacam a erva doce, coentros, cominhos, cenouras, gerânio e dente de leão.

Em resumo, plante algumas destas plantas e espere que as joaninhas sejam atraídas para o seu jardim ou horta, mas atenção, não use insecticidas!

Se não conseguirem atrair as joaninhas podem sempre comprar lotes de ovos de joaninhas, penso que a casa Campoeste em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, comercializa.

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus