Existem muitas espécies de Tulipas, com feitios e cores para todos os gostos. São a flor que desperta em mim um fascínio como nenhuma outra. Assim, e como em tudo o que gostamos de fazer, aqui ficam um apanhado de toda a informação que consegui reunir através de várias pesquisas e leituras, e que são informações importantes para todos os que pretendam ter sucesso com esta fantástica flor!

Pertencente à família das liláceas. A maior parte das cerca de 100 espécies existentes são originárias da Ásia. Muitas destas espécies são fruto de cultura e cruzamento em laboratório, dando origem a milhares de variedades que são conhecidas como tulipas de jardim e Tulipa-cultivares ou híbrida.

Plantação de tulipas para comercialização

Plantação de tulipas para comercialização

As tulipas são bolbos que duram vários anos quando tratadas de forma adequada, e cada bolbo produz em regra uma flor. As flores têm a forma de um sino invertido, e regra geral possuem sete pétalas, podendo existir tulipas com pétalas dobradas, em forma de estrela ou com riscas de mais de uma cor. Existem tulipas de todas as cores, excepto azul. Também existem multicoloridas.

tulipas multicolores

tulipas multicolores

Espécies e variedades de tulipas

Actualmente podem distinguir-se doze grupos de tulipas. Neste caso não se efectua a distinção pelas diferentes características em termos de flores, porem a sua classificação de acordo com os períodos de floração ajuda a ter uma ideia geral:

  • Grupos de floração precoce (Março/Abril):tulipas precoces singelas e dobradas, tulipas das variedades “Kaufmanniana”, “Fosteriana” e “Greigii”. Estas três últimas também são conhecidas como tulipas selvagens.
  • Grupos de floração de meia-estação (final de Abril/Maio): tulipas “Triumph”, tulipas-híbridos “Darwin”.
  • Grupos de floração tardia (Maio/Junho): tulipas precoces singelas e dobradas, tulipas flores-de-lírio, franjadas, viridiflora, “Rembrandt” e “Parrot”.

Além disso, existe uma vasta gama de tulipas selvagens que, na sua maioria, são menos exigentes que as tulipas de cultura e frequentemente libertam aromas, como por exemplo as marquesinhas (Tulipa clusiana) de floração branco-avermelhada ou a túlipa brava (Tulipa sylvestris) de floração amarelo-dourada.

compra de bolbos de tulipas

Cuidados a ter na compra dos bolbos de Túlipa

Comprar bolbos de alta qualidade é muito importante. Regra geral, quanto maior for o bolbo, maior será a flor.

Evite comprar bolbos que estejam murchos, secos, com mofo ou cortes.

No caso de não ir plantar os bolbos após o momento da compra, armazene-os num local fresco e seco. Não os guarde num ambiente aquecido.

Como plantar tulipas

Os bolbos devem ser plantados durante o Inverno. Escolha um local ensolarado. Algumas tulipas selvagens também a meia sombra.

Coloque os bolbos entre 10 a 15 cm de profundidade, e com uma distância de 10-20cm entre plantas, de acordo com a sua altura. Para garantir que todos os bolbos florescem em simultâneo, é importante conseguir que todos fiquem à mesma profundidade, caso contrário, os que ficarem mais perto da superfície darão flor mais cedo.

As tulipas ficam melhores quando plantadas aglomeradas. Plante grupos de pelo menos 5 a 10 bolbos. Poderá optar por formar canteiros compactos de uma única cor, ou misturar as cores que desejar de forma a criar um belo quadro multicolor.

Durante o período de crescimento mantenha a terra húmida de forma uniforme. Controle as regas pois os bolbos podem apodrecer com excesso de água. Mensalmente adube com adubo com uma composição 10-10-10 até à floração.

No caso de bolbos que já se encontrem na terra de anos anteriores, no Inverno acrescente composto ou adubo orgânico completo. Corte as hastes emurchecidas até meio.

A cada 2 ou 3 anos, após o amarelecimento e morte das folhas, será melhor retirar os bolbos da terra. Guarde-os num local fresco, escuro e seco e volte a plantá-los no Inverno seguinte.

tulipa "parrot"

tulipa “parrot”

Pragas e doenças que afectam as tulipas

As tulipas, tal como todas as outras flores do jardim, podem ser afectadas por pragas e doenças tais como ratos, caracóis, piolhos-de-plantas, nematóides que atacam as folhas e as raízes, podridão cinzenta, podridão dos bolbos e outras doenças causadas por vírus.

Como as tulipas podem florescer no inicio, no meio ou no fim da estação, plante vários canteiros, com intervalos de tempo de 15 a 20 dias. Dessa forma, terá tulipas em flor no jardim por muito mais tempo.

canteiro de tulipas de várias cores

canteiro de tulipas de várias cores

Agora que já tem toda a informação de que necessita sobre Tulipas, deite mãos à obra, e plante os seus canteiros!

Pode ver como planto as minhas túlipas aqui. Ou ver alguns dos canteiros de anos anteriores aqui.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e “matar” o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus

  • 34
  •  
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •