Depois de algumas promessas, eis que apresento o primeiro post de um conjunto que pretendo efectuar, para quem se quer iniciar no jogo da quinta facebook.

Assim, e para levar as coisas com calma, neste post de instruções farmville vou centrar-me apenas nos vários controlos do ambiente do jogo e as respectivas funcionalidades.

Instruções Farmville - funcionalidade dos controlos do jogo

Instruções Farmville - funcionalidade dos controlos do jogo

Tendo como base a imagem anterior, passo assim a enumerar as funcionalidades dos controlos:

A – Botão onde podemos ter acesso aos ribbons e ás colecções. Trata-se de “objectivos” que podemos ou devemos atingir, e pelos quais somos recompensados com experiência (XP)  ou presentes;

B – Botão que nos dá acesso ao mercado. É aqui que podemos comprar tudo o que existe para comprar no Farmville: sementes para as culturas, animais e árvores para a quinta, edifícios, decorações e máquinas agrícolas. É também no mercado que temos a hipótese de expandir a quinta, de forma a que se torne maior e tenhamos mais espaço para as nossas culturas.

C – Caixa de presentes. É aqui que podemos encontrar os bónus que apanhamos na página inicial do facebook, os presentes que os nossos amigos nos enviam e os presentes que vamos ganhando com o decorrer do jogo.

D – Botão “Multi tool” que nos dá acesso à ceifeira e à semeadora (máquinas que temos que adquirir). É o botão seleccionado por defeito e que permite fazer praticamente todo o tipo de tarefas da quinta (se não as quisermos fazer com máquinas).

E – Botão “Plow tool” que nos dá acesso à sachola ou ao tractor (se tivermos comprado um). Este botão é essencial quando começamos a jogar farmville pela primeira vez. Da primeira vez que acedemos á nossa quinta, ela está vazia, e é este botão que nos permite “implantar” os primeiros canteiros para começarmos as nossas sementeiras! 🙂

F – Botão para apagar itens. Podemos apagar ou destruir o que quisermos… Dá jeito no caso de nos enganarmos a implantar um canteiro por exemplo…

G – Aumentar o zoom: permite aproximarmos a vista, podendo assim ver a quinta com mais detalhe, embora se veja uma parcela mais pequena.

H – Baixar o zoom: permite distanciar a vista, ficando assim a ver-se a quase totalidade da quinta, mas com menos detalhe.

I – Full screen: colocar o jogo a ocupar a totalidade do ecrã.

J – Este botão permite tirar uma foto da quinta e publica-la no facebook.

Por aqui terminam os vários botões com funcionalidade para “interferir” no jogo.

Passo agora a enumerar os restantes itens da janela do jogo, que nos transmitem informações úteis:

1 – Clicando no icon que nos aparecer nesta posição podemos enviar presentes para os nossos amigos.

2 – Última pessoa que passou pela nossa quinta a fertilizar as nossas culturas.

3 – Botão para ligar/desligar a música do jogo.

4 – Botão para ligar/desligar o som do jogo (animais).

5 – Botão para aumentar ou diminuir a qualidade da imagem do jogo. Quando o jogo começa a ficar mais lento (quintas maiores), desligar a qualidade máxima ajuda bastante para mantermos uma jogabilidade boa.

6 – As nossas moedas actuais. Este é o dinheiro mais comum, e que se obtém através das culturas, animais, plantas e vendas de itens.

7 – As nossas notas actuais. Este dinheiro é raro, e não existe uma fórmula específica para o obter. Vai crescendo muito lentamente à medida de vamos progredindo no jogo. Gastem-no com sabedoria! 😉

8 – A nossa experiência actual (XP).

9 – O nosso nível actual. Se passarmos com o rato por cima, indica-nos a quantos pontos de experiência estamos do próximo nível.

E pronto! Chegámos ao fim deste primeiro post com instruções farmville. Se tiverem dúvidas ou reparos a fazer, por favor deixem os vossos comentários.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website

Follow Me:
PinterestGoogle Plus