Já por aqui falei algumas vezes sobre os objectivos do Farmville, e sempre disse que poderiam ser muitos, e variar de pessoa para pessoa.

Também já aqui disse que ter muita experiência, a partir de determinada altura do jogo é praticamente indiferente, visto que todas as funcionalidades do jogo ficam disponíveis muito antes de atingirmos o nível de experiência máximo.

Mas, e se o objectivo for ser o jogador com mais experiência de todos os vizinhos??? Sigam as próximas dicas e chegarão mais facilmente a essa posição! 😉

Cultivar a terra

O cultivo da terra com as mais variadas cultura – flores, frutos, vegetais e cereais – é um dos principais trabalhos da quinta, e é o que até ao momento possibilita a obtenção de rendimentos, na forma de moedas (digo até ao momento, porque ainda não se sabe muito bem como funcionará o Farmer’s Market). Cada cultura tem um custo de execução diferente, têm diferentes tempos de crescimento, e possibilitam a obtenção de um número diferente de pontos de experiência (regra geral, sempre entre 1 e 3 pontos de experiência).

Dica 1 – Tempo de crescimento

Uma das principais coisas a considerar é o tempo que uma determinada cultura leva a crescer e ficar pronta para a colhermos. As amoras, por exemplo, demoram 4 horas até estarem prontas a serem colhidas. Após o tempo necessário para o crescimento de uma cultura, temos exactamente o mesmo tempo para a colhermos. Assim, se levar 4 horas a estar pronta para colher, teremos 4 horas no máximo, a partir desse momento para a colhermos, ou seja, no máximo, entre cultivo e colheita, passarão 8 horas. Se não forem colhidas nessas 4 horas seguintes ao periodo de crescimento (também de 4 horas), a cultura estraga-se, e não se ganha absolutamente nada, pelo contrário, perde-se o dinheiro que custou a cultivar. Assim, deve-se planear bem que culturas fazer pois, neste caso, se soubermos que não vamos conseguir estar no computador nas próximas 4 a 8 horas, então não deveremos plantar uma cultura de 4 horas.

Dica 2 – Experiência das culturas

Dever-se-á também ter em atenção que culturas escolher com base no tempo que se dispende a jogar. A grande maioria das culturas que demoram um dia ou mais a crescer dão-nos pelo menos 2 pontos de experiência. Culturas com um período de crescimento mais rápido dão apenas 1 ponto de experiência, mas se tivermos disponibilidade para jogar, poderão valer a pena, visto que será possível efectuar mais plantações imediatamente após a colheita das anteriores. Para quem joga de forma descontraída e o método é do tipo “plantar e esquecer”, então deverá optar por culturas que tenham um tempo de crescimento maior. Se tiver oportunidade de consultar a quinta do Facebook várias vezes por dia, então poderá considerar a hipótese de cultivar culturas de crescimento rápido, o que lhe permitirá estar constantemente a plantar novas culturas, colhendo assim mais divendos (tanto monetários como de experiência).

Dica 3 – Retorno do invertimento (ROI)

Se o objectivo for ganhar a maior quantidade de dinheiro e experiência no mais curto espaço de tempo possível, então será necessário ter em consideração o custo das sementes e o valor que elas nos rendem quando efectuarmos a colheita, em função do tempo que levam a crescer. Por exemplo, uma das primeiras culturas a que temos acesso são os feijões (soybeans). Custam 15 moedas para plantar, mas recebemos 63 moedas quando os colhemos, o que prefaz quase 4 vezes mais do que pagamos para os plantar. No entanto, estes levam mais tempo a crescer que outras plantas. Assim, ao adicionarmos o factor tempo,  esta cultura poderá não ser a melhor escolha.

A equação que temos que efectuar para chegarmos ao ROI é:

(Preço de venda – (custo das sementes + 15)) / tempo

O valor 15 que coloquei na equação é o custo de preparar a terra para ser cultivada a seguir.

As sementes de morango, por exemplo, custam 10 moedas para semear e rendem 35 na colheita, levando 4 horas para chegarem à fase de colheita. Aplicando estes dados na equação temos:

(35 – (10 + 15) / 4 = 2,5 moedas por hora

Temos assim um retorno de 2,5 moedas por hora dos morangos. Os feijões dão 1,434 por hora, por isso, os morangos rendem mais dinheiro que os feijões, desde que consigamos colher os morangos a cada 4 horas. Na hora de decidir que culturas plantar, deve ter-se em consideração a frequência com que se vai jogar, para evitar perder as culturas, e qual é o objectivo – ganhar dinheiro ou ganhar experiência.

Partindo do principio que se planta e colhem as culturas tão depressa quanto possível, actualmente as 5 melhores culturas para ganhar dinheiro são (pela ordem que se apresentam):

  1. Peas
  2. Asparagus
  3. Onion
  4. Grapes
  5. Sugar Cane

Para ganhar experiência, as 5 melhores culturas actuais são (pela ordem que se apresentam):

  1. blackberris, blueberris, strawberris e raspberries
  2. Aloe Vera
  3. Ghost Chili
  4. Pumpkin
  5. Tomatoes

Atenção, pois para isto ser verdade é necessário colher e voltar a plantar de imediato!

Quem tem mais vizinhos?

No Farmville, ter muitos vizinhos é um factor que facilita bastante a expansão da quinta e nos permite ter mais oportunidades para ganhar dinheiro. Quantos mais vinzinhos, maior poderá ser a nossa quinta, e quanto maior for a quinta, maior será o espaço que temos para plantar culturas. Teremos também mais espaço para brincar e decorar. Pode-se ainda ajudar os vizinhos ao limpar as ervas daninhas, fertilizar as culturas ou alimentar as galinhas, o que dará mais experiência e dinheiro.

Dica 4 – Visitar as quintas do vizinhos

A forma mais fácil de conseguir mais vizinhos é pedindo aos amigos que joguem connosco. Mesmo que não sejam jogadores activos, desde que adiram ao Farmville e nos aceitem como vizinhos, serão sempre vizinhos, e nós recebemos os dividendos disso. O mais provável é que a grande maioria dos nossos amigos do Facebook já joguem Farmville, pelo que não deverá ser dificil encontrar vizinhos para a quinta entre os amigos do Facebook. Podemos descobrir que amigos já jogam se clicarmos na opção “My Neighbors“, como já foi mostrado aqui.

Dica 5 – Foruns Farmville

No caso de já termos adicionado todos os amigos como nossos vizinhos, pode também encontrar-se mais vizinhos visitando od Fóruns Farmville. Podem também encontrar o fórum  clicando no link que aparece no final da página do Facebook enquanto estamos no jogo. Depois de abrir a página do fórum, clica-se no link “Finding Neighbors”, onde é possível encontrar pessoas que querem mais vizinhos.

Devem no entanto ter cuidado com quem adicionam deste fórum, visto que algumas são contas de spam. Primeiro verifiquem o perfil e se não lhes parecer de uma pessoa verdadeira, removam-no, caso contrário, acabam com a página inicial do Facebook cheia de lixo.

Os fóruns são o local ideal para falar e colocar questões acerca do jogo (para quem não tenha dificuldade em inglês…).

Crescer

Dica 6 – Expandir a quinta

Assim que se tenham vizinhos suficientes, pode-se expandir a quinta. No inicio do jogo começamos com uma quinta de 12 x 12, que é relativamente pequena. Com vizinhos e moedas, pode-se expandir a quinta para 14 x 14, 20 x 20, 22 x 22 ou 24 x 24 (o maior neste momento). Ter uma quinta grande é um ponto chave para sermos uns mestres no Farmville.

No entanto, a expansão da quinta deve ser efectuada com cuidado. Muitas vezes, as pessoas expandem a quinta cedo demais e só depois se apercebem que não têm dinheiro suficiente para fazer nada com o espaço extra que conseguiram, e em última análise, ficam sem dinheiro para nada, no caso de não terem nada plantado na altura!

Assim, deve ter-se em conta, não só o valor que custa a expansão da quinta, mas também o facto de ter que se ficar com dinheiro para depois continuar a plantar, comprar animais, comprar edificios, ou qualquer outra coisa que se tenha em mente para o novo espaço que se vai conseguir.

Se, por exemplo, a expansão custar 10,000 moedas, e apenas tivermos 12,000 moedas, então é melhor não efectuar a expansão e esperar até termos 20,000 ou mais moedas.

Dica 7 – Ganhar experiência com fardos de palha

Depois de termos jogado durante algum tempo e termos disponível uma boa quantia de moedas, existe uma estratégia fácil que se pode colocar em prática para ganharmos experiência de forma rápida. A estratégia resume-se a comprar fardos de palha (Hay bales) para os vender logo a seguir. Embora a melhor prática seja escolher as melhores culturas, se já temos a quinta toda plantada e ainda nos resta espaço, a melhor escolha são os fardos de palha!

Os fardos de palha são o item mais eficaz que se pode comprar para ganhar experiência. Por 100 moedas cada, ganha-se 5 pontos de experiência, tendo ainda um retorno de 5 moedas na sua venda, o que dá um todal de 5 pontos de experiência por 95 moedas. Se, por exemplo, tivermos 50,000 moedas com as quais não vamos fazer nada, temos assim a possibilidade de as transformar em 2500 pontos de experiência.

Concluindo

Sendo um jogo relativamente simples, o Farmville consegue assim ter alguma dose de estratégia para se conseguir ter sucesso. Pode até ser utilizado como forma de ensinar os mais novos a gerir um rendimento, podendo ao mesmo tempo ser utilizado pelos mais velhos como uma forma de passar uns minutos divertidos e relaxados.

Existem ainda muitos outros pontos a ter em contra no Farmville, como os animais e as árvores, que também podem ter um papel importante na estratégia do jogo, mas penso que o essencial será mesmo dominar a arte das culturas.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website

Follow Me:
PinterestGoogle Plus