Select Page
Corrida de karts

Corrida de karts

Vamos fazer desporto?… mas sem nos cansarmos muito, claro! Hoje apresentamos aqui um desporto que tem estado um bocado esquecido em Portugal, o karting / corrida de karts.

Vocês que gostam de adrenalina, velocidade, ar livre, desporto motorizado, e não têm tempo para andar a ver Castelos de Portugal e ao mesmo tempo não renegam extras tais como, refeições, banquetes, prémios, e outras actividades, podem realizar Corridas de karts individuais e/ou por equipas, tanto a título pessoal, como a nível empresarial e pagar um preço relativamente baixo.

De referir que o Karting é muito utilizado como meio de inclusão por portadores de necessidades especiais, que disputam corridas em igualdade de condições com os pilotos fisicamente normais.

O Karting é um interesse pessoal mais virado para o desporto, e é uma variante de automobilismo em veículos simples, de quatro rodas, tradicionalmente com apenas um lugar para o piloto e com motores de dois ou quatro tempos, refrigerados a água ou a ar. O peso de um karting ronda entre os entre 70 e os 150 quilos.
O karting é uma escola de pilotos automobilistas, e é a porta de entrada para outras formas de automobilismo, mais complexas. São exemplos pilotos de destaque tais como Pedro Lamy, Ayrton Senna, Alain Prost e Michael Schumacher.

Kartodromo Algarve
Kartodromo Algarve

Em Portugal, há actualmente kartódromos espalhados por todo o país, mas há, uma maior concentração, na região centro do país. Em contraste com esta concentração, existe um novo kartódromo na cidade de Portimão, Algarve, utilizando a mesma área do Autódromo Internacional do Algarve. Esta infraestrutura, que custou ao grupo cerca de 11 milhões de euros, tem abertura prevista para 4 de Abril de 2010 e apresenta-nos o maior kartódromo em Portugal. Esta pista de karts poderá ter até 168 configurações possíveis de traçado, sendo que a mais longa tem 1,6 quilómetros de traçado, podendo ainda o kartódromo ter em simultâneo três pistas e mais uma só para crianças.

Os preços variam de kartódromo para kartódromo, mas ronda os 40 a 50 euros para uma corrida de karts de 15 Minutos Treinos + 30 Minutos de Corrida, isto para um grupo, já para alugueres individuais (sem aquela competitividade) um aluguer ronda o preço de um Euro cada um minuto, sendo os períodos de tempo em blocos de 15 minutos.

Os que já andaram de kart, querem repetir! Vocês que nunca andaram, aproveitem agora que este desporto está a renascer em Portugal.

Pista de karts de Almeirim
Pista de karts de Almeirim

Uma das mais valias que vos posso dizer é o facto de reconhecermos e termos consciência da forma correcta de conduzir, um veículo motorizado, não é à toa que os grandes da Fórmula1 ou Todo-o-Terreno, começaram a conduzir em karts. Esta consciencialização é muito importante para um país como o nosso onde morrem mais pessoas em acidentes de estrada do que em alguns países do terceiro mundo morrem em guerras civis!

Adriano Cruz

Adriano Cruz é um profissional de Informática interessado em Internet, Fotografia e blogging. Nos tempos livres escreve nos InteressesPessoais.com sobre Fotografia, Software utilitário e Gadgets…

More Posts - Website