Select Page
Empreendedor

Empreendedor

Um interesse pessoal que eu tenho, e já vem de há alguns anos trás, inclusivé antes deste conceito, sequer ser conhecido, é o interesse pessoal em empreendedorismo (empreendorismo como se diz erroneamente por esse portugal a fora), ou seja o interesse em me tornar eu próprio um empreendedor.

Facto assente, falta o caminho para chegar a esse fim. No entanto é algo difícil encontrar o caminho, quando não se sabe muito bem identificar o fim ou meta… Quero dizer, eu sei o que quero, ser empreendedor, mas não sei exactamente o que é “ser empreendedor” . Entendem a minha dificuldade? Novas nuvens de dúvidas começam a pairar na estrada do meu caminho, qual nevoeiro em dia de tempestade!

Quero ser empreendedor, mas não sei o que isso é, então se calhar vamos começar por descobrir o que é ser empreendedor, para depois então descobrir o caminho para lá chegar.

Estas minhas dúvidas assaltam o quotidiano de muitas pessoas, porque em todo o lado e a toda a hora se fala em ser empreendedor e nessa nova ciência que é o empreendedorismo. Mas a maior parte das vezes, em que isso acontece, é falado fora de contexto certo, ou por pessoas que não fazem a mínima ideia do que estão a falar, mas porque lhes soa bem, e a conjuntura assim o permite, lá se refere essas bonitas palavras!

Depois de pesquisar algum tempo a internet, descobri alguns conceitos de Empreendedorismo, que passo a enunciar.

Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, o seu perfil, as suas origens, o seu sistema de actividades, e seu universo de actuação.

Mais do que criar empresas, empreendedorismo significa criar e colocar em prática novas ideias.

Empreendedorismo é o acto de aproveitar oportunidades, inovar, planear, arriscar, empenhar, ser perseverante, acreditar na ideia e de a transformar em realidade. E este acto aplica-se em qualquer área, seja um novo negócio, seja um novo processo ou um novo produto, um novo método, tanto faz.

Percebi então que o empreendedorismo, é mais ou menos, ser idiota (idiota é aquele que tem ideias) e conseguir com sucesso pôr essas ideias em prática, convém também que essas ideias sejam de uma certa forma novidade em determinada área.

Livro processo empreendedor e a criação de empresas de sucesso
Livro processo empreendedor e a criação de empresas de sucesso

Assim, o empreendedorismo não está só ligado à criação de empresas que vendam uma coisa que mais ninguém tem! Este é mais um conceito errado que as pessoas lhe atribuem. Existem vários tipos de empreendedorismo, consoante a área onde essas tais ideias inovadoras são postas em práctica, tais como o Empreendedorismo Social, o Empreendedorismo Corporativo e o Empreendedorismo Estratégico.

Mas e afinal qual é o Perfil do empreendedor? O empreendedor tem de ter umas certas características e um determinado perfil para à partida assim o ser considerado?

Mais uma vez fui googolar e cheguei a esta listagem de pré-requisitos para o perfil do empreendedor.

  • Ambição – Ser ambicioso e ter uma visão de sucesso para os seus projectos.
  • Coragem – Saber perder e ganhar e não ter medo do fracasso.
  • Determinação – Saber lutar pelas suas ideias.
  • Auto-Confiança – Acreditar nas suas capacidades pessoais e experiência, no projecto que pretende concretizar e na equipa que lidera.
  • Decisão – Ter capacidade de tomar decisões, em tempo oportuno, mesmo quando arriscadas, difíceis ou ousadas.
  • Pragmatismo – Ter capacidade para transformar uma ideia ou visão de um negócio num projecto concreto e assegurar a respectiva gestão corrente.
  • Independência – Ter preferência pela autonomia, com autoconfiança e autodomínio.
  • Curiosidade – Procurar continuamente novas ideias e novas oportunidades de negócio.
  • Criatividade – Ser criativo, ter consciência do valor da criatividade no desenvolvimento dos negócios e apostar na inovação.
  • Capacidade de Trabalho – Ter capacidade de trabalho e dinamismo em todos os seus empreendimentos, nunca se acomodando.
  • Motivação – Ser motivado e ter empenho em tudo o que se faz.
  • Optimismo – Ter uma visão optimista do futuro, enfrentando os obstáculos com confiança e entusiasmo e tendo como meta o sucesso dos seus projectos.
  • Visão – Ter capacidade para identificar oportunidades e antecipar projectos antes da sua difusão nos mercados.
  • Capacidade de Arriscar – Ter capacidade e disposição para assumir riscos, enfrentar desafios e sobreviver a essa instabilidade.
  • Sentido de Oportunidade – Ter capacidade para percepcionar uma situação que corresponde a uma oportunidade e saber aproveitá-la.
  • Liderança – Ter objectivos claros e capacidade para organizar, criar uma filosofia e método de trabalho e uma equipa, orientar esforços e motivar colaboradores.
  • Sentido de Responsabilidade – Ter capacidade para aceitar as responsabilidades morais, legais e mentais associadas aos seus projectos.
  • Resultados – Estar orientado para os resultados que servem, em primeiro lugar, para medir o sucesso do empreendimento.
  • Recompensa – Gostar de ser recompensado financeiramente ou obter reconhecimento, prestígio ou respeito.
  • Excelência – Ter o desejo de concretizar qualquer coisa de mérito pela qual fique orgulhoso.
  • Organização – Ter capacidade para congregar recursos e esforços para a consecução de um projecto.
  • Delegação – Sabe delegar responsabilidades, mantendo o controlo do negócio.
  • Comunicação – Ter facilidade de comunicação com as pessoas.
  • Experiência – Ter experiência pessoal e conhecimento do negócio que idealizou, em que pretende actuar ou trabalhar.

Empreendedorismo social

Por outro lado encontrei também simples características do empreendedor, e são elas a Aceitação do risco, a Ambição, a Auto-motivação e entusiasmo, a Capacidade de trabalho em equipa, os Conhecimentos técnicos, o Controle, a Criatividade, a Decisão e responsabilidade, a Determinação, a Eficiência, a Energia, a Flexibilidade, a Iniciativa, a Liderança, o Optimismo, a Persistência e o facto de não ter medo do fracasso e da rejeição.

Muito bem, acho que já podemos caminhar neste meu interesse pessoal! Já temos o perfil do empreendedor e o conceito do que é o empreendedorismo. Falta agora pôr em pratica!

Pois…. mas e qual será essa ideia maravilhosa, e inovadora, e qual a sua área ? Hummm… Pois, lá vamos nós voltar à estaca zero. Mas felizmente para mim e para vocês, jovens ávidos do sucesso no empreendedorismo, existem algumas ajudas, tais como workshops, livros, seminários, encontros, cursos, blogues, software’s, etc, etc….. Uau, tanta fonte de informação, vamos a mais uma nova etapa que é o filtrar de informação para saber o que devo fazer para efectivar o meu empreendedorismo.

Acho que vou investigar um pouco e depois voltarei a falar aqui as minhas conclusões.

Entretanto aqui deixo um desafio, para todos vocês! Consideram se empreendedores? E porquê? Qual a vossa definição para o empreendedorismo?

Adriano Cruz

Adriano Cruz é um profissional de Informática interessado em Internet, Fotografia e blogging. Nos tempos livres escreve nos InteressesPessoais.com sobre Fotografia, Software utilitário e Gadgets...

More Posts - Website